Dicas Gestão Estratégica Governança

BANI versus VUCA: a evolução do mundo.

O conceito de mundo BANI ganhou maior notoriedade após o colapso mundial causado pela pandemia do Covid-19. É o acrônimo de brittle (frágil), anxious (ansioso), nonlinear (não-linear) e incomprehensible (incompreensível).

É considerado a evolução natural do mundo VUCA – volatile (volátil), uncertain (incerto), complex (complexo) e ambiguous (ambíguo) – pois, contempla o estado do mundo pós-pandemia e faz muito mais sentido em face dos desafios de hoje.

Em nosso blog, já explicamos “o papel do gestor da qualidade em um contexto “VUCA”.

O paralelo entre o mundo BANI e o mundo VUCA é de evolução. A ideia é que as dimensões exacerbadas da volatilidade geram fragilidade. Incertezas resultam em ansiedade. A complexidade nos traz não-linearidade. Enquanto o que era considerado ambíguo se tornou mais do que isso, agora é incompreensível.

A estrutura BANI oferece uma lente para ver e estruturar o que está acontecendo no mundo, e a sigla criada sugere oportunidades de resposta úteis para o mundo. Veja como é simples:

A fragilidade pode ser enfrentada através de resiliência e liberdade; a ansiedade pode ser aliviada por empatia e atenção plena; a não-linearidade necessitaria de contexto, flexibilidade e adaptabilidade; e a incompreensibilidade pede transparência e intuição.

Clique aqui e conheça nossos programas corporativos (presenciais ou remotos), que são customizados e podem ser realizados em qualquer região do Brasil.

Fontes: Adaptado de: 1) Petrocelli, Marina. BANI world: VUCA world is not enough anymore. 2021. Blog Next. Disponível em <https://next.pecege.com/en/blog/2021/04/20/bani-world-vuca-world-is-not-enough-anymore/>. Acesso em: 26 ago. 2020. 2) Grabmeier, Stephan. BANI versus VUCA: a new acronym to describe the world. 2020. Disponível em <https://stephangrabmeier.de/bani-versus-vuca/#infographic>. Acesso em: 26 ago. 2020.

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

#AllanKern #consultoria #consultoriaonline #especialista #hospital #medicina #qualidade #treinamento #treinamentoonline #PorUmaAssistênciaMaisSegura

Se a disponibilização deste conteúdo viola algum direito autoral ou de propriedade intelectual, por favor, informe-nos pelo e-mail “contato@allankern.com.br” o título do documento, link de acesso, dados de contato e demais detalhes que julgar pertinentes para que possamos avaliar a remoção ou adequação do material.