Atenção ao Paciente Dicas Riscos e Segurança

O Programa Nacional de Segurança do Paciente completou 10 anos!

Que satisfação ver o meu artigo nesta publicação! 🔥

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) completou 10 anos e temos muitos e bons motivos para celebrar! 👏🏼👏🏼👏🏼

O PNSP visa, especialmente, prevenir, monitorar e reduzir a incidência de eventos adversos nos atendimentos prestados, promovendo melhorias relacionadas à segurança do paciente e à qualidade em serviços de saúde do país. Entre seus diversos objetivos, destacamos a implantação e manutenção de protocolos básicos de segurança do paciente e a criação e disseminação de uma cultura de segurança nas organizações prestadoras de serviços de saúde.

Contudo, apesar de todos os esforços, os pacientes ainda sofrem danos evitáveis durante suas interações com o sistema de assistência à saúde. Danos evitáveis são todos os eventos que poderiam ter sido evitados com base no conhecimento atual e adoção de boas práticas, por exemplo: troca de medicamentos; queda de pacientes; infecção por falta de higiene das mãos; falhas na comunicação; e cirurgia em local errado.

Certamente, falta ainda muito mais trabalho a ser feito para minimizar os riscos de erro, proteger a segurança dos pacientes e colaboradores e garantir a prestação de cuidados de alta qualidade.

Se quiser dar uma olhada, acesse a Revista Executivos da Saúde. Meu artigo “O PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE COMPLETOU 10 ANOS” está disponível nas p. 19 – 23.
.

Fonte e imagem: Adaptado de Kern, A. E.; O Programa Nacional de Segurança do Paciente completou 10 anos. Revista Executivos da Saúde [Internet]. Maio de 2023, 3ª edição. São Paulo, p.19– 23, 2023.

.
#PorUmaAssistênciaMaisSegura #PNSP #NSP #10anospnsp #segurança #paciente #segurança #segurançadopaciente #segurançaemsaúde #qualidade #qualidadeemsaúde #saúde #gestãoderiscos #segurancadopaciente #qualidadeeseguranca #segurancahospitalar #hospitalseguro #metasdesegurança #allankern

.

Se a disponibilização deste conteúdo viola algum direito autoral ou de propriedade intelectual, por favor, informe-nos pelo e-mail “contato@allankern.com.br” o título do documento, link de acesso, dados de contato e demais detalhes que julgar pertinentes para que possamos avaliar a remoção ou adequação do material.