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O ChatGPT pode melhorar a experiência do paciente?

Evidentemente, uma questão intrigante é saber se a inteligência artificial pode melhorar a experiência do paciente.

ChatGPT é uma abreviação que significa “Chat Generative Pre-trained Transformer”. É um sistema de bate-papo muito poderoso e sofisticado; é uma ferramenta orientada por inteligência artificial que responde, com certo nível de imprecisão, a perguntas simples ou pedidos por meio de diálogos. Embora ainda em estágio inicial, é capaz de realizar conversas em linguagem natural com os usuários, ajudando-os a realizar diversas tarefas ou solucionar dúvidas. Por exemplo, as entradas para escrever esta postagem foram fornecidas diretamente pelo próprio ChatGPT (modelo de processamento de linguagem natural pré-treinado pela OpenAI).

O ChatGPT, entre outras funcionalidades, tem a capacidade de gerar um resumo de alta do paciente e também de simplificar os relatórios de diagnósticos. Mas, em ambos os casos, alguns testes apontam que há erros evidentes e potencialmente prejudiciais ao paciente, que demandariam verificações manuais de informações e resultados, se implementados na prática clínica. Cabe destacar que a própria página do ChatGPT alerta que “o sistema pode ocasionalmente gerar informações incorretas ou enganosas e produzir conteúdo ofensivo ou tendencioso. Não se destina a dar conselhos.”.

Entretanto, de acordo com as informações coletadas através da conversa realizada em 20 de março de 2023, há várias maneiras pelas quais o ChatGPT pode ser usado para melhorar a experiência do paciente e aqui estão alguns exemplos:

1. Informações do paciente: pode ser usado como um assistente virtual para pacientes que têm dificuldade em compreender informações de fontes de informação tradicionais, como folhetos ou sites.

2. Gerenciamento de medicamentos: pode ajudar os pacientes a gerenciar sua ingestão de medicamentos, lembrando-os de quais medicamentos tomar e quando.

3. Suporte de diagnóstico: pode ser implantado como parte de uma plataforma de diagnóstico para auxiliar pacientes com autodiagnóstico e autoavaliações. Ele pode fazer perguntas, coletar sintomas e fazer recomendações sobre quando consultar um médico.

4. Suporte terapêutico: pode ajudar os pacientes a entender e implementar melhor sua terapia. Ele pode responder a perguntas sobre exercícios ou atividades específicas e fornecer suporte motivacional.

5. Suporte de cuidados: pode ser usado como uma ferramenta para os cuidadores para ajudá-los a gerenciar as informações do paciente, monitorar as condições de saúde e organizar os procedimentos de atendimento.

No geral, o ChatGPT está mudando a forma como os pacientes e os profissionais de saúde interagem, resultando em uma experiência do paciente melhor e mais eficiente.

No entanto, é importante ressaltar que o ChatGPT não é um dispositivo médico e não substitui o julgamento clínico e a experiência e habilidades de profissionais de saúde treinados. O ChatGPT não deve ser usado como uma ferramenta de diagnóstico e deve ser sempre utilizado em colaboração com profissionais qualificados e como uma ferramenta complementar para ajudar na tomada de decisões clínicas e/ou administrativas.

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Fonte: Adaptado de ChatGPT. O ChatGPT na Saúde pode melhorar a experiência do paciente? 2023. Imagem: Biblioteca de imagens da Microsoft 365.

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