Dicas Experiência do Paciente

O que IMPORTA para VOCÊ?

O cuidado responsável começa com uma pergunta: O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?

Criado em 2010, nos Estados Unidos, a campanha “’WHAT MATTERS TO YOU?” – em português, “O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?” – já conta com a participação de mais de 20 países e chegou ao Brasil em 2016, por intermédio da ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA (ACSC).

O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?” é uma ação que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de COMPAIXÃO e EMPATIA entre eles. Na prática, isso significa fazer COMO os clientes desejam e construir o cuidado COM eles.

Sobretudo, é atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente, respeitando todas as suas NECESSIDADES, por exemplo: tradições culturais, necessidades espirituais e religiosas, preferências e valores pessoais e estilo de vida. Pois, estes fatores impactam diretamente nas decisões clínicas e, por isso, devem ser incluídos nos seus cuidados de saúde.

A aproximação com o paciente pode ser feita de diversas maneiras:

• Quais são as coisas mais importantes para você neste momento?
• O que você gostaria de alcançar como resultado dessa nossa conversa?
• O que posso fazer para apoiá-lo ainda mais hoje?
• Há mais alguma coisa que queira me dizer sobre você que eu não tenha perguntado?
• Eu dei todas as informações que você precisa?

Na verdade, o que importa para o PACIENTE é ser ouvido e levado a sério e sentir que o que diz importa e ter uma palavra sobre o que acontece com ele. Em outras palavras:  PERGUNTE o que importa, OUÇA o que importa e FAÇA o que importa!

Quer participar também? Então, acesse o hotsite da ACSC.

Clique aqui e conheça nossos programas corporativos (presenciais ou on-line), que são customizados e podem ser realizados em qualquer região do Brasil.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA. O que importa para você?. 2017. Disponível em <http://www.acsc.org.br/oqueimportaparavoce/do-que-se-trata/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

Imagem: <http://www.acsc.org.br/oqueimportaparavoce/wp-content/uploads/2017/05/Cover_Face_Pessoal-01.jpg>