Dicas Governança Qualidade

O que são indicadores SMART?

Um “INDICADOR CUMPRE BEM O SEU PAPEL QUANDO INFORMA E/OU CONVENCE ALGUÉM DE ALGUMA IDEIA” e para tanto deve ser SMART, que é um acrônimo formado por palavras em inglês:

SPECIFIC (Específico): a definição deve ser de forma clara e precisa, sem margem para ambiguidade ou dupla interpretação. Exemplo: reduzir despesas operacionais em 10%;

MEASURABLE (Mensurável): a quantificação (mensuração) de valores e volumes tem de ser possível;

ATTAINABLE (Atingível): as metas precisam ser ousadas, porém dentro de uma realidade possível e factível, considerando as limitações impostas pelo meio e recursos disponíveis;

RELEVANT (Relevante): precisa ser realmente importante para o objetivo coletivo da empresa;

TIMELY (Temporizado): tenha um período (prazo e duração) no qual os objetivos devem ser alcançados. Exemplo: reduzir despesas operacionais em 10% até 30 de junho de 2020.

Adicionalmente, convém que a liderança leve em conta alguns pontos de atenção, para a definição de indicadores e metas que suas equipes deverão perseguir, por exemplo: clareza, objetividade, disciplina, engajamento e melhoria contínua.

Clique aqui e conheça nosso curso sobre GESTÃO POR INDICADORES PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO EM SAÚDE.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de CQH – COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR. Manual de indicadores de recursos humanos: Nageh Pessoas 2014. 2014. Disponível em: <http://www.cqh.org.br/portal/pag/doc.php?p_ndoc=870>. Acesso em: 29 abr. 2020.

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/analise-de-graficos_5401253.htm#page=1&query=estatística&position=29