Dicas Qualidade

5 PORQUÊS: A chave para resolver um problema!

Essa técnica parte da premissa de que é possível descobrir a NATUREZA e a FONTE de um PROBLEMA após perguntar pelo menos CINCO VEZES “POR QUE” ele está acontecendo. Muitas vezes, a resposta para o primeiro “por que” irá pedir outro “por que”, e a resposta para o segundo “por que” irá pedir outro “por que”, e assim por diante – daí o nome “5 PORQUÊS”, por exemplo:

1. POR QUE HOUVE FALHA NO PROCESSO DE LIMPEZA?
Porque o profissional não aplicou as técnicas básicas.

2. POR QUE O PROFISSIONAL NÃO APLICOU AS TÉCNICAS BÁSICAS?
Porque não havia cabeleiras (mops) e panos limpos.

3. POR QUE NÃO HAVIA CABELEIRAS (MOPS) E PANOS LIMPOS?
Porque a lavanderia não entregou no prazo combinado.

4. POR QUE A LAVANDERIA NÃO ENTREGOU NO PRAZO COMBINADO?
Porque o caminhão quebrou.

5. POR QUE O CAMINHÃO QUEBROU?
Porque não foram realizadas as revisões programadas.

Cada vez que perguntar “por que”, procure uma resposta que é fundamentada em FATOS CONCRETOS e DADOS REAIS, e não em suposições ou eventos que poderiam ter acontecido. Isso impedirá que a ferramenta se torne apenas um processo de raciocínio dedutivo, podendo gerar uma série de causas potenciais e, às vezes, criando mais transtornos.

A técnica é mais indicada para PROBLEMAS SIMPLES ou MODERADAMENTE DIFÍCEIS, pois pode levar a uma única linha de investigação. Para anomalias mais COMPLEXAS ou CRÍTICAS, quando pode haver várias causas ou fatores contribuintes, é mais indicado o uso do DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO, por ser mais abrangente.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de KERN, A. E.; Gestão de qualidade, riscos e segurança do paciente / Allan Egon Kern. 1ª ed. São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária). E-Book.

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