Dicas Qualidade

MUDANÇA não é sinônimo de MELHORIA!

Uma MUDANÇA nem sempre resulta em MELHORIA. Mas, toda MELHORIA requer uma MUDANÇA.

Uma MUDANÇA pressupõe a alteração de uma situação, processo ou sistema. As MUDANÇAS devem ser identificadas, selecionadas, testadas e implementadas. Os conceitos para a mudança podem ser:

♦ Eliminar desperdício: reduzir ou eliminar o uso de recursos excessivos ou que não são usados; reciclar ou reutilizar; reduzir controles dos sistemas, sem colocar a organização em risco. Exemplos: reduzir ou eliminar o uso de recursos excessivos e reduzir controles dos sistemas, sem colocar a organização em risco;

♦ Melhorar o fluxo de trabalho: achar e remover gargalos; usar automação; ajustar a picos previstos de demanda. Exemplos: achar e remover gargalos e usar automatização;

♦ Otimizar inventário: compatibilizar estoque à demanda prevista; reduzir escolhas de características; reduzir marcas múltiplas dos mesmos itens. Exemplos: compatibilizar estoque à demanda prevista e reduzir marcas múltiplas dos mesmos itens;

♦ Mudar o ambiente de trabalho: dar às pessoas acesso à informação; compartilhar riscos; cuidar do básico (organização, limpeza e boas condições de uso). Exemplos: dar às pessoas acesso à informação e cuidar do básico (organização, limpeza e boas condições de uso);

♦ Incrementar a relação fornecedor-consumidor: ouvir os clientes; focar no resultado esperado e oferecido ao cliente; treinar clientes quanto uso ao produto / serviço. Exemplos: ouvir os clientes e focar no resultado planejado e oferecido ao cliente;

♦ Gerenciar o tempo: reduzir tempo de espera; otimizar a manutenção; reduzir ciclos de tempo para todas as funções. Exemplos: reduzir tempo de espera e reduzir ciclos de tempo para todas as funções.

♦ Gerenciar a variação: criar um processo formal (padronizar); desenvolver definições operacionais (pontualidade, limpeza, silêncio etc.); desenvolver planos de contingência. Exemplo: criar um processo formal (padronizar) e desenvolver definições operacionais (pontualidade, limpeza, silêncio etc.);

♦ Planejar sistemas e evitar erros: usar lembretes (nota escrita, checklist, alarme etc.); usar diferenciação por cores, tamanhos, símbolos etc.; usar restrições. Exemplos: usar lembretes (nota escrita, checklist, alarme etc.) e usar diferenciação por cores, tamanhos, símbolos etc.;

♦ Focar no produto ou serviço: oferecer produto ou serviço a qualquer hora; oferecer produto ou serviço em qualquer lugar; customizar em massa. Exemplos: oferecer produto ou serviço a qualquer hora e oferecer produto ou serviço em qualquer lugar;

Uma MELHORIA pressupõe um impacto positivo, relevante e duradouro produzido por MUDANÇAS realizadas de forma intencional um indicador.

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Fontes: Adaptado de Petenate, Ademir; Lajolo, Camila. O Modelo de Melhoria: Aula 2. Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente / Proqualis. [s.d.] [s.l.]. Disponível em <https://proqualis.net/sites/proqualis.net/files/Cie%CC%82ncia%20da%20Melhoria_webinar_proqualis_0.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2020 e Adaptado de Langley GL, Moen R, Nolan KM, Nolan TW, Norman CL, Provost LP. O Guia de Melhoria: Uma Abordagem Prática para Melhorar o Desempenho Organizacional (2ª ed.). São Francisco: Jossey-Bass Publishers.