Acreditações e Certificações

Basta ser ACREDITADO para MELHORAR OS PROCESSOS em Saúde?

A resposta é: NÃO!

Para que você possa entender melhor, foi fundamentar essa resposta na Trilogia de Juran:

PLANEJAR A QUALIDADE: os modelos de acreditação (nacional ou internacionais), por meio dos seus padrões e requisitos, ajudam as organizações prestadoras de serviços de saúde (OPSS) a definir seus processos e a estabelecer os níveis de qualidade e segurança que seus serviços e produtos devem atingir, visando satisfazer as necessidades – e expectativas – dos usuários e demais partes interessadas.

CONTROLAR A QUALIDADE: as OPSS devem evidenciar para as instituições acreditadoras credenciadas o cumprimento das exigências dos modelos de acreditação durante suas operações e a eficácia do seu planejamento da qualidade, isto é, se o seu nível de desempenho atual está minimamente em consonância com os objetivos predefinidos.

MELHORAR A QUALIDADE: As OPSS, por meio da sua governança, devem buscar maneiras para elevar continuamente o desempenho da qualidade e segurança dos seus serviços e produtos, a fim de atingir níveis superiores e inéditos de execução. Demonstrar a adoção de medidas corretivas para reduzir a diferença entre o resultado atual e o previsto não é suficiente!

Então, não basta planejar e controlar a qualidade; é preciso melhorá-la!

Fonte: Adaptado de Prado Filho, Hayrton Rodrigues do. A trilogia de Joseph Juran. 2013. Disponível em <https://www.banasqualidade.com.br/artigos/2013/04/a-trilogia-de-joseph-juran.php>. Acesso em: 22 jul. 2020.

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