Algumas vezes uma ação de melhoria é inadequada ou contraproducente em virtude da falta de compreensão do conceito de CAUSAS COMUNS e ESPECIAIS DE VARIAÇÃO.
CAUSAS COMUNS: são aquelas corriqueiras e inerentes ao processo, que são relativamente previsíveis e esperadas. É resultante de diversas origens, sem que nenhuma tenha predominância sobre a outra.
CAUSAS ESPECIAIS: são aquelas imprevisíveis e esporádicas, que causam grandes alterações no processo. A ocorrência de CAUSAS ESPECIAIS pode gerar mudanças NEGATIVAS, que devem ser entendidas e eliminadas, ou POSITIVAS, que devem ser identificadas, confirmadas e integradas ao processo.
Para melhor entender a variação conceitualmente, veja este exemplo ilustrativo: MOTIVOS DE ATRASO EM UM ATENDIMENTO AMBULATORIAL.
CAUSAS COMUNS:
- Ambiente desorganizado;
- Atraso do médico;
- Comunicação inadequada;
- Condição e/ou circunstâncias pessoais do paciente;
- Erro ocasional no agendamento;
- Falta de liderança;
- Lapsos de atenção do funcionário;
- Processos de trabalho confusos e desatualizados;
- Subdimensionamento da equipe assistencial.
CAUSAS ESPECIAIS:
- Falha no fornecimento de energia elétrica e/ou água potável;
- Falta de materiais e/ou medicamentos;
- Greve de funcionários;
- Indisponibilidade do prontuário eletrônico do paciente;
- Pane no equipamento médico-hospitalar;
- Surto de infecção;
- Troca de resultados de exames.
Entenda que a VARIAÇÃO É INERENTE A TODOS OS PROCESSOS e o seu gerenciamento é essencial para a melhoria da qualidade!
Um processo que opera tão-somente com CAUSAS COMUNS de variação é dito sob controle ou estatisticamente estável. Mas, se as fontes de variabilidade são as CAUSAS ESPECIAIS, ele é considerado fora de controle.
As CAUSAS COMUNS requerem um trabalho minucioso de investigação e devem gerar uma ou mais AÇÕES SISTÊMICAS, enquanto as CAUSAS ESPECIAIS são facilmente identificáveis e devem gerar uma ou mais AÇÕES LOCAIS.
#PorUmaAssistênciaMaisSegura
#AllanKern
Fonte: Adaptado de ACT Academy. Quality, Service Improvement and Redesign Tools: Managing variation. [s.d.] [s.l.]. Disponível em <https://improvement.nhs.uk/documents/2179/managing-variation.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2020.
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