Dicas Qualidade

Causas de variação: COMUNS e ESPECIAIS.

Algumas vezes uma ação de melhoria é inadequada ou contraproducente em virtude da falta de compreensão do conceito de CAUSAS COMUNS e ESPECIAIS DE VARIAÇÃO.

CAUSAS COMUNS: são aquelas corriqueiras e inerentes ao processo, que são relativamente previsíveis e esperadas. É resultante de diversas origens, sem que nenhuma tenha predominância sobre a outra.

CAUSAS ESPECIAIS: são aquelas imprevisíveis e esporádicas, que causam grandes alterações no processo. A ocorrência de CAUSAS ESPECIAIS pode gerar mudanças NEGATIVAS, que devem ser entendidas e eliminadas, ou POSITIVAS, que devem ser identificadas, confirmadas e integradas ao processo.

Para melhor entender a variação conceitualmente, veja este exemplo ilustrativo: MOTIVOS DE ATRASO EM UM ATENDIMENTO AMBULATORIAL.

CAUSAS COMUNS:

  • Ambiente desorganizado;
  • Atraso do médico;
  • Comunicação inadequada;
  • Condição e/ou circunstâncias pessoais do paciente;
  • Erro ocasional no agendamento;
  • Falta de liderança;
  • Lapsos de atenção do funcionário;
  • Processos de trabalho confusos e desatualizados;
  • Subdimensionamento da equipe assistencial.

CAUSAS ESPECIAIS:

  • Falha no fornecimento de energia elétrica e/ou água potável;
  • Falta de materiais e/ou medicamentos;
  • Greve de funcionários;
  • Indisponibilidade do prontuário eletrônico do paciente;
  • Pane no equipamento médico-hospitalar;
  • Surto de infecção;
  • Troca de resultados de exames.

Entenda que a VARIAÇÃO É INERENTE A TODOS OS PROCESSOS e o seu gerenciamento é essencial para a melhoria da qualidade!

Um processo que opera tão-somente com CAUSAS COMUNS de variação é dito sob controle ou estatisticamente estável. Mas, se as fontes de variabilidade são as CAUSAS ESPECIAIS, ele é considerado fora de controle.

As CAUSAS COMUNS requerem um trabalho minucioso de investigação e devem gerar uma ou mais AÇÕES SISTÊMICAS, enquanto as CAUSAS ESPECIAIS são facilmente identificáveis e devem gerar uma ou mais AÇÕES LOCAIS.

#PorUmaAssistênciaMaisSegura
#AllanKern

Fonte: Adaptado de ACT Academy. Quality, Service Improvement and Redesign Tools: Managing variation. [s.d.] [s.l.]. Disponível em <https://improvement.nhs.uk/documents/2179/managing-variation.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2020.

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