Dicas Experiência do Paciente

Como EMPODERAR o paciente?

EMPODERAR um paciente é mais do que dar a ele voz ativa em relação ao tratamento, é permitir que ele continue sendo o protagonista de sua própria vida, como qualquer outro cidadão.

Um paciente é uma pessoa com força interna, emocional, cognitiva e espiritual, capaz de se responsabilizar por si e não é porque adoeceu que deixará de ser quem sempre foi. E esse entendimento tem que valer tanto para as pessoas que circundam o paciente como para ele mesmo.

O empoderamento em sete etapas:

1. Identifique forças internas que lhe deem esperança e vontade de viver.

2. Busque sempre o apoio dos outros, mas exija respeito por quem você é. Para isso, invista em autoconhecimento e alimente sua autoestima.

3. Informe-se sobre a sua doença e discuta sempre, com todos à sua volta, os diferentes caminhos de um tratamento para você poder tomar as decisões durante o processo.

4. Faça valer seus direitos e consiga o que precisa para se tratar e ter mais qualidade de vida. Muitas vezes o sistema de saúde (público ou privado) não disponibiliza o que de melhor existe em relação à sua doença. Mobilizar-se para conseguir mudar essa realidade é um sinal de empoderamento.

5. Compartilhe suas experiências de empoderamento com outras pessoas, essa é uma típica ação “ganha-ganha”, até porque, ajudar faz bem também para quem ajuda.

6. Ainda que esteja momentaneamente fragilizado fisicamente, nunca abandone sua autoridade nas atividades sociais que exerce, seja na família, no trabalho ou na sociedade.

7. Integrar e aderir a atividades de associações de pacientes, é uma maneira de se fortalecer para lidar com os desafios de uma doença.

Clique aqui e conheça nossos programas corporativos (presenciais ou on-line), que são customizados e podem ser realizados em qualquer região do Brasil.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com</a>
Fonte: Adaptado de ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Empoderamento do paciente: você pode e merece / Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Revista Abrale On-line. [s.l.]; 2019. Disponível em: <https://www.abrale.org.br/revista-online/empoderamento-do-paciente-voce-pode-e-merece/>. Acesso em 28 Maio 2020.