Dicas Qualidade

A previsão é de mais TEMPESTADE DE IDEIAS!

BRAINSTORMING. O termo em inglês é a união das palavras “brain”, que significa cérebro, e “storm”, que quer dizer tempestade. Juntas, elas formam, em português, “TEMPESTADE DE IDEIAS” ou “TEMPESTADE CEREBRAL”.

Esta ferramenta da qualidade pode ajudar uma equipe a gerar ideias rapidamente. As equipes podem usá-la para RESOLVER PROBLEMAS ou DESENVOLVER NOVAS IDEIAS ou PROJETO. A Tempestade de Ideias é projetada para estimular o pensamento criativo. O processo de geração de ideias deve ser LIVRE DE CRÍTICAS e JULGAMENTOS e existem dois métodos para a sua realização, que podem ser feitos em voz alta:

ESTRUTURADO: Em um esquema de revezamento, cada membro da equipe dá uma ideia, seguindo uma estrutura predefinida – por exemplo: uma lista em ordem alfabética ou a sequência na qual os participantes estão sentados.

NÃO ESTRUTURADO: Os membros da equipe, aleatoriamente, dão ideias assim que vêm à mente, a qualquer momento. Neste modelo, as ideias não são solicitadas rotativamente.

Em uma Tempestade de Ideias nenhuma opinião, pensamento ou intuição é rejeitada! É preciso acumular o máximo de ideias para que se possa descartar as ruins e medianas e ficar com as boas. Por isso, mesmo propostas descabidas são incentivadas por seu efeito “desencadeador”.

Para obter o máximo proveito da sessão de Tempestade de Ideias, siga estas dicas:

• Escolha um lugar confortável para ficar e pensar.
• Minimize as distrações, para que possa se concentrar no problema em questão.
• Considere o uso de um roteiro de perguntas para organizar e desenvolver ideias – por exemplo: “O que é feito?”, “Quem faz?”, “Onde é feito?”, “Quando é feito?”, “Por que isso é feito?”, e “Como isso é feito?”.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de KERN, A. E.; Gestão de qualidade, riscos e segurança do paciente / Allan Egon Kern. 1ª ed. São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária). E-Book.

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/papel-de-parede
“>Papel de parede vetor criado por rawpixel.com
– br.freepik.com
</a>