Dicas Qualidade

Eu admito: eu curto GRÁFICOS DE PARETO!

GRÁFICO DE PARETO é um tipo de gráfico de barras de tamanho variável, que permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os fatores que merecem mais atenção.

Para a sua correta interpretação é preciso entender o PRINCÍPIO DE PARETO (ou a REGRA 80/20), que destaca que para todo problema existem POUCAS CAUSAS VITAIS e MUITAS TRIVIAIS, isto é, que cerca de 80% de todos os problemas podem ser atribuídos a apenas 20% de todas as possíveis causas variadas, e que 80% das causas restantes são responsáveis por apenas 20% dos problemas. Daí a importância de sempre começar atacando essas POUCAS CAUSAS QUE SERIAM RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DE TODOS OS PROBLEMAS DE QUALIDADE, pois, ao DISTINGUIR E ATACAR OS ITENS MAIS IMPORTANTES, MAIOR SERÁ A MELHORIA OBTIDA.

Neste exemplo, observe que estas duas não conformidades, que representam cerca de 33% (2 em 6) do total identificado, são as responsáveis por 70% dos problemas detectados.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de KERN, A. E.; Gestão de qualidade, riscos e segurança do paciente / Allan Egon Kern. 1ª ed. São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária). E-Book.

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio”>Negócio vetor criado por macrovector – br.freepik.com</a>