​Comunicação Dicas Paciente Riscos e Segurança

Dicas para comunicar MÁS NOTÍCIAS.

Má notícia tem sido definida como “qualquer informação que, de forma adversa, afeta gravemente
a visão de um indivíduo sobre o seu futuro“.

Veja estas dicas importantes para que você faça isso da melhor forma possível:

1. Escute o paciente, seus familiares ou cuidadores para conhecer o seu grau de informação sobre a doença, suas expectativas e preparo para receber a má notícia.

2. Transmita a informação de forma inteligível (sem termos técnicos), de acordo com as possibilidades, necessidades e desejos do paciente, respeitando suas limitações cognitivas e emocionais. Se necessário, corrija as desinformações.

3. Dê suporte ao paciente e seus familiares, utilizando habilidades profissionais para reduzir o impacto emocional (do diagnóstico, prognóstico, tratamento e/ou paliação) e a sensação de isolamento experimentados por quem recebe a má notícia.

4. Desenvolva uma estratégia, sob a forma de um plano de tratamento, com a contribuição e colaboração do paciente e seus familiares.

Mas, antes de tudo:

Reveja os dados que fundamentam a má notícia: resultados de exames, tratamentos anteriores, literatura médica e informações gerais sobre o paciente.
Avalie seus próprios sentimentos (positivos e negativos) sobre a transmissão dessa má notícia, para este paciente e a família.
Busque um ambiente com privacidade; informe sobre restrições de tempo ou interrupções que possam ser inevitáveis; desligue o celular ou peça a um colega para atendê-lo.
Envolva mais pessoas, se este for o desejo do paciente.
Sente-se e coloque-se disponível para o paciente.

#AllanKern

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação. Comunicação de notícias difíceis: compartilhando desafios na atenção à saúde / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação.– Rio de Janeiro: INCA, 2010. 206p. : il. color.

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher”>Mulher foto criado por pressfoto – br.freepik.com</a>