Dicas Qualidade

Gestão DE processos ou gestão POR processos?

Os processos são constituídos pelo conjunto das atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas).

Na prática, gestão DE processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado. Nesta abordagem as organizações estão estruturadas por área de atuação, de forma isolada, sem inter-relacionamento e cooperação e com uma visão parcial das atividades que realizam.

Quando se fala em gestão POR processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando, demostrando coerência com as estratégias e objetivos da organização. Neste caso, a gestão é integrada e sistêmica. Tem uma orientação que visualiza as funções de uma organização de forma integrada e sistêmica, cujas atividades são coerentes com as estratégias e os objetivos principais do negócio, visando assegurar os resultados da organização, bem como, o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas.

É preciso destacar que as organizações geralmente têm um foco em gestão DE processos. Mas, na medida em que amadurecem seu entendimento e incorporam os atributos de uma gestão avançada, migram para a gestão POR processos. Contudo, na prática, ambas coexistem e se complementam.

Um preceito medular da teoria da qualidade diz que a qualidade não é feita por pessoas ou equipamentos, mas por processos bem administrados.

Conheça nossos programas corporativos, que podem ser realizados em qualquer região do Brasil.

#PorUmaAssistênciaMaisSegura
#AllanKern

Fonte: Adaptado de ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9000:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2015; FNQ – FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Gestão por processos. [s.d.]. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade. E-book; e RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e competitividade. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011