​Comunicação Dicas Riscos e Segurança

A falha de comunicação é a principal causa de danos aos pacientes

Sabe-se que as falhas na comunicação causam danos aos pacientes e que não podem ser definitivamente eliminadas, porém, entende-se que o risco possa ser minimizado se houver um método de passagem de informação sustentado por registros e padrões que formatem um sistema confiável de comunicação.

Neste contexto, surge o método SBAR, cujo acrônimo combina as iniciais de SITUATION (Situação), BACKGROUND (Contexto), ASSESSMENT (Avaliação) e RECOMENDATION (Recomendação), que é um modelo mental compartilhado em torno de todo o quadro clínico do paciente e em condições que requerem avaliação rápida ou troca de informação crítica.

As informações críticas são passadas por meio de uma estrutura previsível, o que facilita a lógica do raciocínio de quem transmite e de quem recebe a informação.

Ensinar as pessoas a se expressarem e criar uma dinâmica que permita a exposição das preocupações é a chave para um ambiente assistencial seguro.

Conheça nossos programas corporativos customizados, que podem ser realizados em qualquer região do Brasil: www.allankern.com.br

#PorUmaAssistenciaMaisSegura #AllanKern

Fonte: Kern, A. E., Rates, M. I.; SBAR: Comunicação estruturada para uma assistência segura ao paciente In: Gestão da Qualidade: Ferramentas que contribuem para o gerenciamento da qualidade e de riscos nos serviços de enfermagem. 3ª ed. rev. aum. São Paulo: Editora Martinari. 2018, p. 137-142.