Dicas Qualidade

PDCA ou PDSA?

Algumas pessoas têm me procurado para esclarecer a diferença entre:

PDCA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Check (Verificar) – Act (Agir). Mais focado nas práticas operacionais.

PDSA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Study (Estudar) – Act (Agir).

PDCL: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Check (Verificar) – Learn (Aprender). Mais focado na gestão empresarial.

Essas letras são nada mais que variações sobre um mesmo tema: inovação!

Sim, Inovação! Entenda que Inovação = Ideia + Ação + Resultados, sendo:

IDEIA: está relacionada com a invenção que é essencial, mas ainda não é uma inovação. Esta só́ ocorre depois de cumpridas as outras duas etapas;

AÇÃO: compreende as decisões e atividades de desenvolvimento e implementação da ideia;

RESULTADOS: devem ser positivos para controladores e demais partes interessadas, com responsabilidade social e por um prazo razoável, isto é, que apresentem benefícios por algum período de tempo, até́ que a inovação seja aperfeiçoada ou substituída por outra.

Pouco importa o modelo que você escolheu ou adotará. O negócio é reduzir e manter o risco de dano desnecessário a pessoas em um nível aceitável ou abaixo dele, por meio de um processo constante de identificação de perigo e gestão de riscos e da busca incessante da melhoria continua.

#AllanKern