Dicas Paciente Riscos e Segurança

Este texto não é sobre AVIÕES e CARROS. É sobre HOSPITAIS!

Quando um AVIÃO cai, é uma catástrofe. As pessoas entram em pânico e, geralmente, há uma grande investigação e mudanças de políticas e processos para fazer os aviões mais seguros. Pois, há uma POLÍTICA DE TOLERÂNCIA ZERO para acidentes de avião na nossa sociedade e os aviões são muito seguros devido a isso.

Quando um CARRO bate, não é um grande problema. As pessoas acham habitual e, na maioria das vezes, não é necessária uma grande investigação ou muitas notícias sobre isso.

Algumas vezes, os profissionais da saúde, por melhores que sejam seu treinamento, sua experiência ou determinação, causam DANOS (temporários ou permanentes, incluindo a morte) em pacientes. Isto acontece todo o tempo em hospitais!

Nos Estados Unidos da América, pelo menos 210.000 pessoas morrem prematuramente todos os anos por causa de DANOS EVITÁVEIS decorrentes do cuidado hospitalar. É um grande número!

A quantidade de pacientes que morrem a cada ano devido a erros hospitalares evitáveis é igual a quatro jatos jumbo completos a cada semana. Se tragédias de companhias aéreas dessa magnitude estivessem ocorrendo com tanta frequência, ninguém toleraria a perda.(*)

Nós costumamos pensar que hospitais são lugares que vamos quando precisamos nos sentir melhor, e isso é o que acontece. Mas, existem muitos RISCOS nos hospitais. Existem muitas coisas que dão errado e elas não necessariamente deveriam acontecer.

Alguns hospitais tratam EVENTOS ADVERSOS como acidentes de AVIÃO: um problema inaceitável, que precisa ser investigado para mudar a política. Outros hospitais os tratam como acidentes de CARRO: apenas uma tragédia de uma área de risco, mas não preveníveis em última instância.

Esta diferença de atitude pode ter um grande impacto na frequência com que esses erros ocorrem e pode determinar se os pacientes VIVEM ou MORREM.

Clique aqui e conheça nossos programas corporativos (presenciais ou on-line), que são customizados e podem ser realizados em qualquer região do Brasil.

#SegurançaÉUmDeverDeTodos
#PorUmaAssistênciaMaisSegura
#AllanKern

Fontes: Adaptado de VOX. Do no harm: some hospitals let a preventable infection kill their patients. [s.d.]. Disponível em <https://youtu.be/AlFnPAydJgk>. Acesso em: 09 jun. 2020 e de (*) GREIDER, K. Hospitals may be the worst place to stay when you’re sick. AARP Bulletin. 2012. Disponível em <http://www.aarp.org/health/doctors-hospitals/info-03-2012/protect-yourself-from-hospital-errors.html>. Acesso em: 09 jun. 2020.