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Os segredos da COMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS.

Neste exato momento estou me comunicando com você. COMUNICAR é interagir com o outro, utilizando-se de mensagens, por meio de todas as linguagens possíveis, tanto VERBAL (pelo uso de palavras faladas ou escritas) quanto NÃO-VERBAL (por meio de símbolos, gestos, imagens, cores etc.), para transmitir, por exemplo, desejos, informações, fatos e ideias.

A COMUNICAÇÃO é uma habilidade bastante importante no contexto organizacional e as equipes não poderão ser EFICIENTES a menos que todos os seus integrantes consolidem a COMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS.

As BARREIRAS são OBSTÁCULOS, isto é, ALGO QUE CAUSA DISTANCIAMENTO, CONFLITO ou BLOQUEIO. Elas se concretizam quando a mensagem comunicada é recebida apenas em parte, é distorcida ou mal interpretada ou não é captada e então é interrompida.

NÃOCOMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS:

  1. se a cultura organizacional admitir que os líderes tratam ideias, sugestões, opiniões emitidas e mesmo diagnósticos como um desafio inaceitável à sua autoridade ou capacidade profissional;
  2. se a cultura organizacional continuar impedindo o acesso dos subordinados aos superiores, mesmo tendo um líder adequadamente receptivo;
  3. se um líder controla sua equipe com base em vaidade hierárquica, manipulação e distanciamento defensivo ou cujos métodos de controle incluírem medo, intimidação, grosseria ou autoritarismo;
  4. quando a cultura organizacional consegue desestimular as manifestações dos subordinados, qualquer que seja o motivo para tanto – por exemplo: preocupação, hostilidade, apatia, inibição, receio etc.

A melhor estratégia para uma COMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS é criar um ambiente que incentive uma transferência incessante de informações e que não admita que seus integrantes se mantenham calados, visando a melhoria da performance institucional.

Lembre-se: onde NÃOCOMUNICAÇÃO SEM BARREIRAS, predominam o BOATO e a INSATISFAÇÃO.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de Nance, John J. Como fazer a segurança dos hospitais decolar? : o que os hospitais podem aprender com os procedimentos da avião para proporcionar mais qualidade e segurança aos pacientes / John J. Nance ; tradução: Raul Rubenich ; revisão técnica: Equipe do Hospital Paulistano Grupo Amil. Porto Alegre : Bookman, 2011. 232 p. ; 23 cm.

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