Dicas Gestão Financeira Governança

O modelo de PAGAMENTO POR DESFECHO.

Em todo o mundo, as crescentes dificuldades dos sistemas de saúde, impulsionadas pela alteração demográfica da população, inovação e novas tecnologias, expectativas dos pacientes e aumento da multimorbidade (presença de dois ou mais problemas de saúde), obrigaram uma mudança de rumos no modelo vigente: O MODELO DE PAGAMENTO POR DESFECHO (Fee-for-Value) E NÃO MAIS POR SERVIÇO (Fee-for-Service).

Os CUIDADOS BASEADOS EM VALOR surgiram como uma alternativa para substituir o MODELO BASEADO EM SERVIÇOS, que leva em conta a QUALIDADE, e não a QUANTIDADE. Esse modelo traz um conceito simples: baseado em evidências médicas obtidas a partir dos diversos perfis de pacientes, traça-se um plano de tratamento para o qual se sabe o desfecho a esperar. Isso graças ao cruzamento de dados capaz de apresentar a resposta esperada para aquela população. E paga-se pelo desfecho, uma forma de criar valores e pagar por ele.

Os CUIDADOS DE SAÚDE BASEADOS EM VALOR pode ser definido como o “USO EQUITATIVO, SUSTENTÁVEL E TRANSPARENTE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS E EXPERIÊNCIAS PARA CADA PESSOA”.

Um dos desafios para a implementação do modelo é mudar a cultura dos profissionais de saúde. É difícil explicar ao médico que ele será remunerado de outra forma. A primeira reação, em geral, é de suspeita de que será prejudicado. Por isso, a relação entre pagadores e profissionais necessita de maior transparência e de confiança.

#AllanKern
#PorUmaAssistênciaMaisSegura

Fonte: Adaptado de Hurst L, Mahtani K, Pluddemann A, Lewis S, Harvey K, Briggs A, Boylan A-M, Bajwa R, Haire K, Entwistle A, Handa A and Heneghan C. Defining Value-based Healthcare in the NHS: CEBM report May 2019. https://www.cebm.net/2019/04/defining-value-based-healthcare-in-the-nhs/ Acesso em 08 Maio 2020 e Porter, Michael E. e Teisberg, Elizabeth Olmsted. Repensando a saúde: estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos / Michael E. Porter e Elizabeth Olmstead Teisberg; tradução: Cristina Bazan. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo foto criado por xb100 – br.freepik.com</a>