Notícias Outros Paciente Riscos e Segurança

O que são os “DEDOS DE COVID”?

As erupções cutâneas nos dedos do pé, conhecidas como “DEDOS DE COVID”, geralmente acontece em pacientes com sintomas leves ou assintomáticos, mas também pode ocorrer em casos mais graves.

As inflamações na pele possuem um tom rosado, podendo evoluir para roxo. A pele pode adquirir um aspecto rachado (semelhante a frieiras) e com bolhas também. O sintoma costuma desaparecer sem tratamento depois de algumas semanas.

Mais quatro erupções cutâneas, além dos “DEDOS DE COVID”, foram observadas em alguns pacientes hospitalizados diagnosticados com o novo coronavírus, segundo um pequeno estudo realizado por médicos espanhóis:

  1. Lesões assimétricas, semelhantes a frieiras, ao redor das mãos e pés, que podem causar coceira ou dor. Geralmente encontradas em pacientes mais jovens, duraram em média 12 dias, apareceram mais tarde no curso da doença e foram associadas a infecções leves. Representaram 19% dos casos.
    Pequenas bolhas, muitas vezes acompanhadas de coceira, encontradas no torso e nos membros. Mais incidentes em pacientes de meia idade, duraram cerca de 10 dias e apareceram antes de outros sintomas. (9%)
  2. Áreas de pele rosadas ou brancas que pareciam comichões acompanhadas de coceira. Principalmente no corpo, mas às vezes nas palmas das mãos. (19%)
  3. Maculopápulas, pequenas protuberâncias vermelhas achatadas e elevadas. Representaram 47% dos casos. Duraram cerca de sete dias e apareceram ao mesmo tempo que outros sintomas, mas tendiam a ser observados em pacientes com infecções mais graves.
  4. Livedo (também conhecido como necrose) esteve presente em 6% dos casos. A pele parecia vermelha ou azul, com um padrão semelhante ao de redes. Representa um sinal de má circulação sanguínea. Apareceu em pacientes mais velhos com doença grave.

Para mais informações, clique aqui.

Fotos: Covid-Piel Study/via BBC