Notícias

HGP é destaque no PRÊMIO AMIGO DO MEIO AMBIENTE

A vida nos dá alguns presentes. Um dos melhores são as lembranças…

Hoje, navegando pela internet, encontrei esta publicação.

O Hospital Geral de Pedreira (HGP) recebeu duas premiações na segunda edição do “Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2009” com os projetos “REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA” e “SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE”. A premiação, ocorrida em 13 de outubro, certifica às unidades que implantam ações efetivas como educação ambiental para a comunidade, plantio e reflorestamento do espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem.

No projeto de “REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA”, de autoria do engenheiro Marcos Lúcio de Oliveira, foram destacadas as ações implantadas no HGP, como a substituição das caldeiras (geração de vapor) elétricas por caldeiras com alimentação a gás e a implantação de aquecedores por meio de sistema solar.

Os resultados obtidos são tão positivos que mesmo com a ampliação da área do HGP o consumo de energia está menor que há oito anos. Houve uma redução de aproximadamente 23% no consumo de energia elétrica entre os anos de 2008 e 2009, levando-se em consideração a ampliação que foi de quase 40% de sua área construída em 2001.

Com essas e outras tantas medidas, houve também uma redução de consumo de água este ano, superior a 5%. Em comparação com o ano de 2006, a redução chega a 25%.

Já o projeto “SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE”, de autoria da engenheira de gestão integrada, Silvia Viviani, e do gerente da Qualidade, Allan Egon Kern, foram destacados os resultados obtidos no Seminário, que acontece há dois anos e tem contribuído de forma proativa para a criação de uma cultura de preservação ambiental e desenvolvimento social, alinhada com as estratégias e com os valores organizacionais do HGP.

Nos três anos de realização do seminário foram totalizadas 25 horas de geração de conhecimento e de debate, além da participação de cerca de 300 pessoas da comunidade e do próprio Hospital.

Matéria redigida por Josefa Silva, da Comunicação do HGP.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *